voyeur

domingo, 24 de abril de 2011

O começo do fim.

Esse é um velho texto que escrevi em 2007, foi publicado primeiro na revista arscientia, mas como bem diria Guimarães Rosa, "os tempos se seguem e parafraseiam", assim, viver é também reviver, e o texto calhou aqui, perfeito.

Todo fim tem um começo.
Este começo não é sempre o começo lá do comecinho mesmo, mas um começo que se dá bem depois de começado. É o começo do fim.
O fim, por sua vez, é único, exclusivo. E se separa dos começos pelos meios, ou pelos “entremeios”. E o que seriam os entremeios?
O entremeio nada pode ser senão mais um começo do fim...
A retomada é um começo, a mudança, a reviravolta, a estratégia nova, até mesmo a apatia. Se a “história” não acabou, se não chegamos a um fim... É ainda começo: Outro começo, um novo começo, o mesmo começo de sempre...
Um re-começo, sempre...
O que importa é que finis origine dependet (o fim depende do começo): o único saber que importa.
O começo de toda história é diverso e inúmero... É mutante. O que permite à história, e ao fim, um constante refazer-se. Assim, a re-tomada é, por princípio, um re-começo.
Toda história que não tem um fim pronto, determinado, existente, tem vários começos e está em constante re-fazer-se; recomeçando sempre... Até que se chegue ao fim.
Por outro lado, toda história que possui um fim, ou tem “tal” fim por objetivo, não deveria ter outro começo senão: “O fim começa assim”.

2 comentários:

  1. Escrevi no meu Blog um texto para minha irmã. Sua história já possui um fim. Desde então, "luto"
    para reprimir emoções de "luto" que ruge dentro de mim como um leão. Seu texto mexeu com essas "minhas" emoções. Confesso, levou-me as lágrimas. Ele está lindo!
    Bjs.
    Ione Kadlec

    ResponderExcluir
  2. A vida é um eterno recomeço, por isso é preciso ter coragem para recomeçar sempre.Viver é um grande desafio.

    ResponderExcluir